segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Palmeiras busca exemplos para se reeguer após rebaixamento

Nestes dez anos, Grêmio, Atlético Mineiro, Coritiba, Corinthians, Vasco, fizeram de cada jogo na segunda divisão uma celebração de amor ao clube, e voltaram. Para levantar e subir, a fórmula é união de time e torcedores.
Os resultados da trigésima sexta rodada do Brasileirão rebaixaram o Palmeiras para a Série B. Mas o retrospecto da maioria dos clubes campeões brasileiros mostra que a segundona pode ser uma experiência muito útil. O repórter Bruno Laurence explica.
A estrada era a Via Dutra, quilômetro 322, na escuridão do ônibus, no caminho de volta para casa, o Palmeiras recebeu a notícia. A luta acabou. Das 36 rodadas, o time passou 30 na zona de rebaixamento. O empate contra o Flamengo não ajudou e todos já sabiam que a queda era inevitável.
“Você já foi em velório? É o que está acontecendo ali. Todo mundo sentido, todo mundo com a camisa na cabeça, uns chorando. Esse é o sentimento, não pode ser diferente”, diz o técnico do Palmeiras, Gilson Kleina.
O segundo rebaixamento em dez anos para a Série B se concretizou com o empate da Portuguesa com o Grêmio.
O ônibus chegou a São Paulo de madrugada. Poucos torcedores aguardavam para protestar. Ninguém falou. Apenas Barcos, através de uma rede social. O argentino, artilheiro palmeirense no ano, pediu desculpas por não ter mais o que fazer para evitar a segunda divisão.
Marcos, ex-goleiro e um dos maiores ídolos do clube, também usou a internet para pedir que a queda sirva de lição para reerguer o gigante e lembrou que jamais irá deixar de torcer pelo time.
Exemplos não faltam. Quase todos os times que caíram, voltaram melhores já no ano seguinte. O próprio Palmeiras viveu esse sentimento, que hoje é sofrido, e dele tirou forças para, ao lado da torcida, encontrar o caminho de volta.
Foi em 2003, quando terminou campeão da Série B, com o estádio lotado em todos os jogos. Nestes dez anos, Grêmio, Atlético Mineiro, Coritiba, Corinthians, Vasco, fizeram de cada jogo na segunda divisão uma celebração de amor ao clube, e voltaram. Um grande caiu. Para levantar e subir, a fórmula é união de time e torcedores.
Barcos já avisou que acredita. 2013 é o ano do recomeço para que as lágrimas sejam só de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário